Como foi conhecer Coimbra

16:29


Olá!
Hoje decidi trazer-vos um pouco de mim! Um pouco daquilo que posso afirmar com muito gosto que é a minha casa. Um pouco de Coimbra e como foi, para mim, conhecer esta cidade.
Coimbra surpreendeu-me. É certo que, tal como todos os outros sítios que gostava de visitar, já "conhecia" esta cidade por fotografias. No entanto, agora vejo que o que eu achava que conhecia era, afinal, desconhecido. Coimbra tem um encanto que só quem por ela passa compreende.





Posso olhar inúmeras vezes para um edifício, uma paisagem, uma rua, ou qualquer outra coisa, que me vou lembrar, sempre, da primeira vez que os vi. Vou lembrar-me daquele sorriso que tinha no rosto e aquele sentimento de me sentir em casa! Mas Coimbra não é apenas uma cidade bonita. Coimbra é recetiva. As pessoas são recetivas! E isso facilitou muito a minha adaptação, sendo eu uma pessoa que vinha dos Açores, um lugar totalmente diferente...







Quando dizem que "Coimbra é a cidade universitária" não sabem a razão que têm. Coimbra é, de facto, a cidade dos estudantes. Coimbra não é a mesma sem, pelas madrugadas que se seguem após as noites académicas, ouvir do lado de fora da janela alguém a chorar desalmadamente ou a rir sem parar por ter bebido demais. Repito, Coimbra não é só uma cidade bonita. Coimbra é a nossa cidade. E isso reflete-se quando, nos fins de semana, as ruas estão vazias e caladas porque os que fazem desta cidade uma cidade viva não estão cá. Coimbra é, sem dúvida, académica! É aqui que passamos os melhores anos da nossa vida. É aqui que fazemos aquelas amizades que sabemos que são para a vida. É aqui que damos as melhores gargalhadas e criamos os nossos sonhos. O que Coimbra dá, ninguém tira.





Hoje, sei que fiz a melhor escolha quando escolhi passar os próximos anos da minha vida nesta cidade. Hoje, afirmo com orgulho que Coimbra é aquele lugar que não vou querer dizer "adeus". Coimbra é para ser vivida com entusiasmo, risos, sonhos e até mesmo choros. Coimbra é uma vida. E, novamente, esta não é apenas uma cidade bonita. Esta é uma cidade de qualquer pessoa que por cá passa e se encanta.

Coimbra é mágica... É tudo o que vos posso dizer!

You Might Also Like

5 comentários

  1. «Coimbra é a cidade que entrou dentro de ti. Cidade sem ter idade, os sonhos nascem aqui». Não podia concordar mais contigo Sandra. Coimbra é um mundo à parte, e só quem por cá passa consegue perceber bem isso.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É para ser vivido com tudo o que temos! Passa rápido...

      Eliminar

Popular Posts