Atrasos, ano novo e exames

05:51

Olá! Desde já peço desculpa pelo tempo em que não publiquei nada no blog, mas verdade é que desde o último post andei ocupada com a faculdade. Entretanto, passei os últimos 17 dias em casa (as ditas "férias" de natal) e tentei aproveitar ao máximo, como tal, não tive tempo para publicar nada.

Como sempre, as férias de natal não são mais do que festas, comida e descanso (que, infelizmente, tem de ser acompanhado pelo estudo devido aos exames). Com muita pena minha, não tive oportunidade de fotografar grande coisa, no entanto, deixo aqui um resumo muito pequeno das minhas "férias":












Bom, como tudo o que é bom acaba depressa, estou de volta a Coimbra por causa daquilo que todos os estudantes "adoram": os exames. Como primeiro post do ano, achei mais adequado dar algumas dicas de estudo, visto que este mês, para nós, é dedicado aos exames. 

1. Ter uma boa noite de descanso
Dormir bem é o mais importante para um dia produtivo de estudo: deitar tarde a fim de acordar cedo não resulta, porque o corpo fica cansado e passamos o dia inteiro a lutar contra o cansaço (o que nos impede de estudar).

2. Fazer um horário de estudo
A melhor forma de estudar é planear o estudo: planeiem os dias e as horas a que acordam e vão dormir. Um horário de estudo serve, principalmente, para nos organizarmos a fim de conseguirmos estabelecer um equilíbrio entre o estudo e o descanso.

3. Síntese da matéria
Fazer resumos nunca é demais. Isto é, visto que apenas temos duas horas para fazer o exame, temos que ter a matéria bem estruturada, pois nunca conseguimos escrever tudo aquilo que sabemos. Como tal, as sínteses da matéria podem ajudar muito a compreendermos a matéria mais rápido.

4. Resolver exames anteriores
Para além de ter uma ideia de como são os exames, a resolução de exames de anos anteriores ajuda-nos muito a estruturar as respostas de modo a que não nos esqueçamos de nenhum tópico importante.

5. Fazer um teste pessoal
Esta dica quase sempre resulta para mim: depois de estudar toda a matéria, é importante fazer questões sobre a mesma e juntar conteúdos sobre a mesma, a fim de ser mais fácil interpretarmos as questões do exame.


Espero que alguma destas dicas vos tenha ajudado. Um bom estudo a todos e feliz ano novo!

You Might Also Like

2 comentários

  1. Adorei , acho que só falta a dica do "alimenta-te bem", pois falo por mim que por vezes no decorrer do estudo para o teste me vou esquecendo de lanchar :s beijinhos ;)

    http://andreiaseraos.wixsite.com/blog

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada! Sim, tens razão, é essencial fazer umas pausas e comer alguma coisa!
      Beijinhos :)

      Eliminar

Popular Posts